sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Arroz de Lapas



O grande "segredo" desta receita é mesmo as lapas serem o mais frescas possível. De preferência acabadinhas de apanhar, ainda a cheirar a mar. Se por acaso recorrerem a lapas congeladas podem sempre acrescentar 1/2 caldo Knorr de marisco ao caldo para dar mais algum sabor. Não é a mesma coisa, mas ajuda um bocadinho...

Ingredientes (para 6 pessoas):

1,5 kg de lapas
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
500 gr. de arroz
1 molho de coentros
sal e pimenta q.b.

Comece por escaldar as lapas. Num tacho, cubra-as de água e leve ao lume até começar a formar uma espécie de espuma por cima, sem nunca ferver. Assim que se aperceber que estão soltas da casca apague o lume. Escorra as lapas e reserve a água. Arranje as lapas, separando-as das cascas e retirando as cabeças e as tripas (basta puxar a cabeça que o resto vem atrás). Coe a água onde escaldou as lapas com um passador de pano e reserve. De seguida faça um refogado com as cebolas e os alhos picados, a folha de louro e o azeite. Quando a cebola estiver translúcida acrescente a água numa proporção de 3 vezes o volume do arroz, tempere de sal e pimenta, deixe levantar fervura e junte o arroz. Quando o arroz estiver cozido junte as lapas e os coentros picados, envolva e retire do lume. Sirva de imediato.

Nota: Esta receita resulta num arroz de lapas malandrinho, ou seja, com caldo. Caso goste mais de arroz seco basta reduzir a quantidade de caldo para 2 vezes o volume do arroz.



Sem comentários: