sexta-feira, 29 de abril de 2011

Salmão em Massa Folhada



Ingredientes (para duas pessoas):

1 lombo de salmão
1/2 colher de sopa de salsa picada
1/2 colher de sopa de manjericão picado
50 gr de manteiga (temperatura ambiente)
1/2 limão
1 gema de ovo
1 base de massa folhada

Prepare a manteiga de ervas: junte a salsa e o manjericão à manteiga e tempere com umas gotinhas de sumo de limão. Incorpore tudo muito bem e reserve. De seguida tempere o salmão com sal e pimenta. Corte a base de massa folhada para que fique rectangular e pincele com gema de ovo batida. Centre o lombo de salmão na massa e barre com a manteiga de ervas. Feche a massa e sele bem as laterais com a ajuda dos dentes de um garfo. Coloque o folhado de salmão num pirex previamente untado com manteiga e pincele a massa com o resto da gema de ovo. Faça uns corte na parte de cima da massa para que os vapores do peixe se possam escapar, tornando a massa mais estaladiça. Pré-aqueça o forno a 200º. Leve o salmão ao forno por 20 minutos e sirva de imediato com uma salada de folhas. 


Mais uma do Chef Sá Pessoa!


Cogumelos Portobello Recheados


Ingredientes (para 2 pessoas):

3 cogumelos Portobello grandes
2 dentes de alho
Azeite
1/2 cebola
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
75 gr de queijo Roqueford
flor de sal
pimenta

Retire os pés a dois cogumelos (os que vai rechear) e coloque num pirex com a cavidade para cima. Tempere com um fio generoso de azeite, flor de sal e pimenta. Distribua as folhinhas do alecrim e do tomilho pelo dois cogumelos e reserve. Lamine ou outro cogumelo, pique a cebola e os alhos. Leve a saltear numa frigideira com azeite em lume forte. Tempere com flor de sal e pimenta. Rechei os cogumelos com este preparado. Finalize com o queijo Roqueford dividido aos bocados e tempere novamente com um fio de azeite. Leve ao forno a 200º durante 10/15 minutos. Sirva de imediato.


Obrigada Chef Sá Pessoa!


Crumble de Frutos Vermelhos



Ingredientes:

350 gr. de frutos vermelhos congelados
4 ou 5 colheres de sopa de açúcar em pó
150 gr de margarina
150 gr de açúcar
200 gr de farinha

Amoleça a margarina e misture bem com o açúcar. De seguida vá incorporando a farinha aos poucos, até conseguir uma massa areada. Reserve. Num pirex untado de manteiga envolva os frutos vermelhos no açúcar. Distribua uniformemente os frutos no fundo do pirex. Acrescente a massa por cima dos frutos com a ajuda das mãos, de forma a que fique solta e não compacta. Leve ao forno a 200º por +/- 20 minutos, até estar dourada por cima. Sirva com gelado de baunilha.

(sim, foi mesmo para aproveitar o resto dos frutos que sobraram da sangria... =P)

Sangria de Frutos Vermelhos





Ingredientes (para 6 a 8 pessoas):

3 garrafas de espumante doce
300 gr. de morangos
400 gr. de frutos vermelhos congelados
5 colheres de sopa de açúcar em pó
1 raminho de hortelã
gelo q.b.

Comece por lavar e partir os morangos em quartos. Junte com os frutos vermelhos e polvilhe com o açúcar. Deixe repousar até a fruta ganhar uma espécie de xarope (pelo menos duas horas). Na altura de servir junte o espumante, o raminho de hortelã e o gelo.




domingo, 17 de abril de 2011

Penne com Tomate-Cereja e Requeijão


Ingredientes (para duas pessoas):

200 gr. de penne (ou outra massa curta a gosto)
150 gr. de requeijão
12 tomates-cereja
1/2 molho de agrião
1 colher de sopa de pinhões
Azeitonas pretas
2 dentes de alho
Azeite
tomilho fresco
sal, pimenta

Comece por cozer a massa al dente conforme indicações da embalagem. Depois de cozida escorra e disponha numa saladeira. Junte o agrião devidamente arranjado, regue com um fio de azeite, tempere com um pouco de sal e pimenta e envolva ainda quente, para que o agrião coza no calor da massa. Reserve. Entretanto leve ao lume uma frigideira com um fio de azeite e o alho picado. Junte os tomates-cereja cortados ao meio e as azeitonas e perfume com o tominho. Tempere com um pouco de sal, deixe cozinhar por 2 a 3 minutos e retire do lume. Junte o preparado à massa, adicione os pinhões e o requeijão aos bocados, tempere com um fio de azeite e mais um pouco de pimenta e envolva. Sirva de imediato.


Laranja com Doce de Figos



Ingredientes:

(para o doce de figos)

1 kg. de figos moscatel
400 gr. de açúcar
1 pau de canela

(para a sobremesa)

doce de figos
laranja
canela


Tenha em atenção que os figos ficam com o pé intacto ao serem colhidos. Só assim se manterão inteiros até o doce estar terminado. Lave muito bem os figos e, num tacho, junte-lhes o açúcar e o pau de canela. Leve ao lume (muito brando) até o doce atingir o ponto desejado, ou seja, quando se apresentar com um tom dourado e envolto numa calda com a consitência do mel. Enfrasque e reserve.
Para uma sobremesa muito fácil e rápida de fazer: em cada prato disponha uma laranja descascada e cortada às rodelas e dois a três figos. Regue com a calda do doce e polvilhe com canela em pó.




Tortellini com Molho de Queijos



Ingredientes (para 2 pessoas):

400 gr. de Tortellini recheados de Gorgonzola e nozes
50 gr. de queijo Rambol Ervas
50 gr. de queijo Vieux Pané
50 gr. de queijo Brie
50 gr. de queijo Emmental
250 gr. de creme culinário light Vaqueiro
1 dl. de leite
6 pés de salsa
12 folhas de manjericão
sal, pimenta e noz moscada

Ao mesmo tempo que coze a massa em água e sal seguindo as instruções da embalagem prepare o molho de queijos. Parta todos os queijos em pedaços e leve ao lume numa frigideira anti-aderente. Assim que os queijos começarem a fundir junte o creme culinário e o leite e ligue bem com a ajuda de uma vara de arames. Tempere com um pouco de sal (atenção ao sal dos queijos), pimenta preta e noz moscada a gosto. Mexa até o molho atingir uma consistência cremosa. Já fora do lume perfume com a salsa e o manjericão picados. Entretanto escorra a massa e verta num recipiente de servir à mesa. Envolva a massa no molho de queijos e sirva com uma salada.