sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Açorda de Perdiz


Ingredientes (para 2 pessoas):

1 perdiz
100 gr. de grão de bico
1 cebola
4 dentes de alho
1 ramo de cheiros (salsa, coentros, hortelã, tomilho)
2 cravinhos
+/- 300 gr. de pão alentejano
1 ramo de coentros
azeite
água
sal

Demolhe o grão de véspera. Coza o grão em água, sal e um fio de azeite. Reserve. Coza a perdiz na água onde cozeu o grão acrescentado a cebola, os cravinhos, o ramo de cheiros e um dente de alho. Se necessário junte água ao longo da cozedura. Tenha em atenção que necessita de pelo menos um litro de caldo para a açorda. De seguida retire e desfie a carne da perdiz e reserve. Coe o caldo, junte-lhe metade do grão desfeito em puré e a perdiz desfiada e leve ao lume para aquecer.  Entretanto prepare a terrina. Pique os restantes dentes de alho e o ramo de coentros e regue com azeite. Acrescente o pão em fatias muito finas e regue com o caldo da perdiz. Sirva com o restante grão à parte.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Chow Mein de Camarão


Ingredientes (para 2 pessoas):

100 gr. de massa de ovo chinesa (noodles)
25 camarões médios
1/2 cebola
1/2 alho francês
1 ou 2 cenouras
2 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de molho de ostra
azeite
sal

Comece por descascar os camarões. Retire a cabeça e a tripa e corte em dois no sentido longitudinal. Corte a cebola em meias luas, o alho francês e a cenoura em juliana e reserve.
Entretanto prepare a massa como indica a embalagem, escorra e reserve.
Deite um fio de azeite e o molho de soja no wok e salteie a cebola, o alho francês e a cenoura por 2 minutos em lume forte. Junte os camarões, tempere com sal (pouco) e santeie até estarem cozinhados. Por fim junte a massa e o molho de ostra, envolva tudo e deixe aquecer sem parar de mexer. Sirva de seguida.