sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Açorda de Ovas e Camarão


 
Ingredientes (para 4 pessoas):
4 ovas médias
12 camarões médios
1/2 caldo knorr de marisco
3 dentes de alho
1 molhinho de coentros
azeite

sal, pimenta
1 folha de louro
600 gr de pão
2 ou 3 gemas de ovo

Coza as ovas juntamente com os camarões em água e sal. Depois de cozidos retire a pele às ovas e a casca e cabeças aos camarões e pique tudo aos bocados. Reserve. Junte as cascas e as cabeças dos camarões, a folha de louro e o caldo knorr à agua onde cozeu as ovas e leve ao lume a ferver. Esmague as cabeças dos camarões para que a água ganhe mais gosto. Coe e reserve.
Numa panela de barro pique os alhos e metade do molho de coentros, acrescente um fundo de azeite e leve ao lume até os alhos começarem a ficar louros. Entretanto fatie o pão finamente. Acrescente o pão ao azeite e junte um pouco da água que reservou. Com a ajuda de uma colher de pau, vá desfazendo o pão e juntando água até obter uma mistura com a consistência desejada. Junte as ovas e o camarão e envolva. Tempere com um pouco de pimenta, rectifique o sal e retire do lume. Junte o resto dos coentros picados e as gemas e envolva tudo muito bem. Sirva simples ou a acompanhar uns linguadinhos fritos!!

Bolo de Tâmaras e Amêndoa

Ingredientes:
250 gr de amêndoa com pele
250 gr de tâmaras
250 gr + 2 colheres de sopa de açúcar
8 ovos

Comece por ralar a amêndoa grosseiramente e picar as tâmaras aos bocados com uma faca. Junte as gemas com o açúcar e bata bem. Misture a amêndoa e as tâmaras ao preparado. Bata as claras com as duas colheres de açúcar e envolva tudo. Unte uma foram com margarina e polvilhe com farinha, verta o preparado na forma e leve ao forno (médio).

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bôla de Carnes


Ingredientes:
4 ovos
2 dl de óleo
4 dl de leite
400 gr de farinha
2 colheres de sobremesa de fermento em pó
sal
margarina
300 gr de carnes frias (linguiça, paio, presunto, fiambre)

Bata os ovos com o óleo e o leite e junte a farinha e o fermento peneirados. Termpere com sal. Unte uma forma com margarina e polvilhe com farinha. Verta 1/3 do preparado no fundo da forma e junte metade das carnes frias cortadas aos bocadinhos. Repita esta operação e acabe com uma camada do resto da massa. Leve ao forno a 200ºC por +/- 45 minutos.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Massinha de Sapateira


Ingredientes (para 4 pessoas):
2 sapateiras médias
16 camarões médios
2 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates
calda de pimentão
1 folha de louro
1,5 dl de vinho branco
pimenta, sal
salsa e coentros
azeite
1/2 caldo Knorr de marisco
350 gr de massa (cotovelinhos)

Lave muito bem as sapateiras e coza-as em água e um pouco de sal. Depois de cozidas arranje-as de forma a separar toda a carne e o coral das sapateiras. Coe a água da cozedura e reserve. Descasque os camarões, deixando as cabeças.
De seguida faça um refogado com a cebola às rodelas, os alhos laminados, a folha de louro e o azeite. Quando a cebola estiver mole acrescente o tomate (sem pele nem sementes) partido aos bocadinhos, duas colheres de sobremesa de calda de pimentão, a salsa picada, o vinho branco e uma pitada de pimenta, tape e deixe apurar mexendo de vez em quando. Quando o refogado estiver apurado, retire a folha de louro e passe tudo com a varinha mágica. Junte ao preparado anterior a água da cozedura das sapateiras na quantidade que ache suficiente para cozer a massa (+/- 3 vezes o volume da massa), de forma a que fique com algum caldo. Se sobrar alguma água não a deite fora pois pode vir a ser necessário acrescentar caldo à massa. Leve ao lume, adicione a metade do caldo Knorr de marisco e, quando levantar fervura acrescente a massa. Rectifique o sal e deixe cozinhar. A meio da cozedura da massa acrescente a sapateira e os camarões e, se necessário, mais um pouco da água. Por fim apague o lume, ainda com a massa al dente, e acrescente um bom molho de coentros picados. Tape o tacho e deixe apurar mais 2 ou 3 minutos antes de começar a servir.

Espetadas Agridoces de Frango


Ingredientes (para 4 pessoas):
600 gr. de peito de frango (em escalopes)
1/4 de ananás
20 tâmaras sem caroço
20 fatias finas de bacon

Para o tempero:
sumo de 1 limão
1 dl de azeite
1 colher de sobremesa de concentrado de tomate
2 colheres de chá de açúcar mascavado
alho em pó
sal, pimenta
piripiri, oregãos


Comece por preparar o molho que irá servir de tempero às espetadas. Misture o sumo de limão, o azeite, o concentrado de tomate e o açúcar mascavado. Tempere com alho em pó, sal, pimenta e oregãos e se gostar adicione piripiri a gosto. Reserve.
Corte a carne em escalopes pequenos, o ananás em pedaços e retire os caroços das tâmaras. Em espetos de metal vá espetanto alternadamente pedaços de frango enrolados em ananás e as tâmaras enroladas nas fatias de bacon. Transfira as espetadas para a grelha, pincele com o molho e leve ao forno a 200ºC. Vá virando e temperando as espetadas com o restante molho até se apresentarem cozinhadas.