segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Lombos de Salmão com Mel no Forno


Ingredientes:
2 lombos de salmão
sal, pimenta
2 colheres de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de mostarda
300 de batatas
250 de castanhas congeladas
azeite q.b.


Juntar o sumo de limão, o mel e a mostarda e mexer bem com uma vara de arames de forma a ficar tudo muito bem misturado. Temperar o salmão com sal e pimenta, cobrir com o preparado anterior e deixar marinar pelo menos 30 minutos.
Entretanto cozer as batatas aos cubos por 10 minutos. Escorrer e reservar.
Colocar os lombos de salmão no centro de uma assadeira, juntar as batatas e as castanhas, regar com a marinada e um fio de azeite. Levar ao forno (200ºC) durante 30 a 40 minutos, regando de vez em quando com o próprio molho.

sábado, 7 de novembro de 2009

Filetes de Peixe com Laranja


Ingredientes (para duas pessoas):
2 ou 3 filetes de peixe (galo)
sal e pimenta
margarina q.b.
azeite
2 laranjas
1 folha de louro
1 dl de natas
salsa picada

Temperar os filetes de peixe com sal e pimenta acabada de moer. Espremer as laranjas. Reservar o sumo. Aquecer a margarina e o azeite numa frigideira e alourar os filetes de ambos os lados. Juntar o sumo das laranjas e a folha de louro e deixar ferver durante +/- 10 minutos em lume brando. Por fim adicionar as natas, rectificar os temperos e polvilhar com a salsa picada. Servir com batatinhas cozidas ou arroz branco.

Espetadas de Lula




Ingredientes

Para as espetadas:
Lulas
Sal, pimenta, piri-piri q.b.
Sumo de limão
Folha de louro
Bacon
Cebola
Tomate
Pimento verde

Para o molho:
Azeite
Margarina
Calda de pimentão
Alhos
Caldo Knorr

Para o acompanhamento:
Batatas
Sal
Azeite
Margarina
Calda de pimentão
Alhos

Depois de limpas, cortar as lulas em pedaços grandes e temperar com sal, pimenta, sumo de limão e uma folha de louro. Deixar as lulas nos temperos durante pelo menos 2 horas.
Entretanto prepare os outros ingredientes para as espetadas. Corte as cebolas e os tomates em pedaços grandes, o bacon em tiras grossas e os pimentos em quadrados depois de limpos. Faça as espetadas alternando todos estes ingredientes com os pedaços de lula. Entretanto leve a ferver num tachinho um pouco de azeite e margarina com um pouco de calda de pimentão, os alhos esmagados e um pouco de caldo knorr. Leve as espetadas a grelhar (de preferência no carvão) e vá pincelando as espetadas com este molho até estarem bem douradas.
Entretanto coza as batatas em água e sal, como faz normalmente. Depois de cozidas, corte-as em rodelas grossas e reserve. Numa frigideira deite um pouco de azeite, um pouco de margarina, alhos esmagados a gosto e um pouco de calda de pimentão (só para dar cor). Deixe os alhos fritarem um pouco. Por fim leve as rodelas de batata cozida a corar na frigideira.

Filetes de Peixe com Banana


Ingredientes (para 4 pessoas):
400 gr. de filetes de pescada
sumo de limão
2 bananas
fatias finas de fiambre
margarina q.b.
1 colher de sopa de farinha
2,5 dl de leite
sal, pimenta, noz moscada
queijo ralado (para gratinar)

Temperar os filetes de pescada com sal, pimenta e sumo de limão a gosto. Deixar repousar pelo menos 30 minutos. Passar os filetes de peixe por farinha, sacudir o excesso e alourar numa frigideira com um pouco de margarina. Retirar os filetes da frigideira e colocar num pirex de forma a que cubra todo o fundo.
Entretanto fazer o molho bechamel com 40 gr de margarinha, a farinha e o leite e temperar com sal, pimenta e noz moscada. De seguida colocar as fatias de fiambre sobre os filetes de peixe e regar com o molho.Descascar as bananas e cortar cada uma em 4 partes, no sentido do comprimento. Faça então uma camada com as fatias de banana por cima do molho e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a gratinar +/- 15 minutos em forno médio. Sirva acompanhado de uma salada de alface.

Bacalhau com Migas de Broa e Farinheira


Ingredientes (para 4 pessoas):
3 postas de bacalhau
2 cebolas médias
8 dentes de alho
1 folha de louro
azeite q.b.
1 molho de grelos de couve
1/2 broa
1 farinheira

Leve as postas de bacalhau ao lume só com água e deixe ferver 10 minutos. Ao mesmo tempo, coza os grelos com água e sal durante +/- 15 minutos, de forma a que fiquem bem macios. Lasque o bacalhau, escorra os grelos e reserve.
Faça uma cebolada com as cebolas às rodelas, 4 dentes de alho picados, a folha de louro e bastante azeite. Quando a cebola estiver macia, junte o bacalhau e envolva bem. Disponha o bacalhau com a cebolada no fundo de um pirex e reserve.
Tire a côdea e esfarele a broa. Aqueça o azeite numa frigideira. Tire a pele à farinheira e pique os restantes alhos. Junte ao azeite e deixa fritar um pouco enquanto vais desfazendo a farinheira com a ajuda de uma colher de pau. Entretanto pique os grelos e misture na farinheira. Deixe saltear um pouco. Retire do lume e misture tudo com a broa esfarelada. Espalhe sobre o bacalhau e leve ao forno durante 15 a 20 minutos. Acompanhe com uma salada de alface.

Frango no Wok com Brócolos e Ananás


Ingredientes (4 pessoas):
2 peitos de frango
4 colheres de sopa de molho de soja
2 colheres de sopa de molho de carne e vinho
2 colheres de sopa de vinagre de sidra
300 gr. de brócolos
0,5 dl de óleo
1 lata pequena de ananás em pedaços
1 colher de chá de maisena
300 gr. de rebentos de soja
sal

Corte os peitos de frango em tiras e tempere com o molho de soja, o molho de carne e vinho e o vinagre de sidra. Deixe a marinar. Entretanto prepare os restantes ingredientes: separe os brócolos em raminhos e lave bem, leve os rebentos de soja e escorra o ananás, reservando a calda. Aqueça no wok o azeite, junte as tiras de frango escorridas e deixe fritar até estarem douradas. Adicione os brócolos e continue a saltear durante mais 3 ou 4 minutos. Junte o ananás e os rebentos de soja e regue com o molho que entretanto preparou com a calda do ananás, o líquido da marinada e a maisena. Deixe apurar o molho e sirva de imediato com arroz solto.

Salada de Fusilli


Ingredientes (para 2 pessoas):
200 gr. de massa fusilli tricolor
250 gr. de bacon
2 ou 3 ovos
3 ou 4 folhas de alface
1 tomate
4 colheres de sopa de maionese
1/2 colher de café de piripiri em pó
água, sal, óleo, margarina

Comece por cozer a massa com sal e um fio de óleo para não pegar. Enquanto a massa coze, corte o bacon em tirinhas finas e frite (não muito) com um pouco de margarina. Depois de frito, escorra sobre papel absorvente e reserve. Retire o excesso de gordura da frigideira onde fritou o bacon e frite os ovos previamente mexidos. Lave e escorra muito bem a alface e o tomate, corte a primeira em juliana e o segundo em cubinhos. Escorra a massa. Numa taça, misture a maionese com o piripiri. Directamente no prato de servir disponha os ingredientes por esta ordem: massa, bacon, ovos, alface e tomate. Tempere com o molho e sirva imediatamente.

Sangria de Espumante



Ingredientes:
300 de morangos
1 maçã verde
1 limão pequeno
1 lima
50 gr. de açúcar
1 garrafa de espumante doce
hortelã
1 pau de canela

Arranje os morangos e corte-os em quartos para dentro de um jarro. Adicione a maçã aos cubinhos e o limão e a lima às rodelas finas, polvilhe com o açúcar e leve ao frigorífico até a fruta juntamente com o açúcar formarem uma espécie de xarope no fundo. Na altura de servir adicione a haste de hortelã e o pau de canela devidamente lavados e regue tudo com o espumante bem fresco.

Cocktail de Camarão


Ingredientes: (para 4 pessoas)
450 gr. de camarão
4 colheres de sopa de maionese
1 colher de sopa de ketchup
3 colheres de sopa de conhaque
1 colher de café de molho inglês
4 colheres de sopa de natas batidas
1 colher de sopa de salsa picada
sal e pimenta
Paprika
Alface em juliana q.b.

Coza o camarão com água e sal, descasque e pique (eu gosto de picar com a faca para não ficar muito picado, mas também se pode usar a picadora). Misture ao camarão a maionese, o ketchup, o molho inglês e o conhaque e tempere com sal e pimenta a gosto. Misture a salsa picada e envolva as natas. Prepare as taças de cocktail: faça uma cama de alface cortada muito fininha e divida o cocktail de camarão pelas taças. Polvilhe com um pouco de paprika, se gostar. Sirva muito fresco.

Bifes de Vitela recheados com Presunto e Tâmaras


Ingredientes (para 2 pessoas):
4 bifes de vitela finos
4 fatias de presunto
8 tâmaras
50 gr. de margarina
2 dentes de alho
1 dl de cerveja
1 colher de sopa de mostarda
1 colher de chá de estragão
sal e pimenta q.b.

Comece por rechear os bifes, colocando por cima de cada um uma fatia de presunto e 2 tâmaras (sem caroço e abertas ao meio), enrole e prenda com palitos. Reserve.
Entretanto derreta a margarina numa frigideira e deixe fritar um pouco os dois dentes de alho esmagados, para ganhar gosto. Frite os rolinhos nessa margarina, em lume não muito forte, até ficarem lourinhos. Retire os alhos, tempere com sal e pimenta e regue com a cerveja, deixando cozinhar por mais 5 minutos em lume forte. Retire os rolinhos e mantenha-os quentes. Acrescente a mostarda ao molho e mexa de forma a misturar bem. Rectifique o sal, acrescente o estragão e deixe apurar o molho em lume brando. Por fim coloque os rolinhos no prato de servir e regue com o molho de cerveja e mostarda. Acompanhe com batatas fritas.

Delicia de Morango



Ingredientes:
1 torta Dan Cake de morango
1 lata de leite condensado
3 dl de leite
3 ovos
1 colher de sobremesa de maisena
2 gelatinas de morango
1 pacote de natas
3 colheres de sopa de açúcar
Morangos q.b.


Comece por fazer as duas gelatinas de morango seguindo as instruções da embalagem. Leve ao frigorífico a solidificar. De seguida faça uma base com fatias finas de torta de morango (ou com palitos de la reine) num pirex. Leve ao lume 2 dl de leite com o leite condensado até aquecer. Entretanto misture o restante leite com as 3 gemas de ovo e a farinha maisena e mexa bem. Junte ao preparado anterior e deixe engrossar em lume brando, sem deixar de mexer. Ainda quente, verta por cima da base de torta. Deixe arrefecer. Quando as gelatinas estiverem prontas, corte-as aos pedaços e espalhe por cima do preparado anterior. Por fim, bata as natas com as 3 colheres de sopa de açúcar e 2 claras em castelo e envolva tudo muito bem. Distribua por cima das gelatinas. Enfeite com morangos partidos aos quartos, ou como bem entender e leve ao frigorífico até ficar fresco.

Tarte de Maçã


Ingredientes:

(para a massa quebrada)
220 gr de farinha
110 gr de manteiga
50 gr de açúcar em pó
1 gema de ovo
1 pitada de sal

(para a cobertura royale)
+/- 1 Kg de maçãs rainetas
2 colheres de sopa de sumo de limão
raspa de 1 limão
100 gr de açúcar
3 ovos
1,25 dl de natas

Prepare a massa quebrada da seguinte forma: peneire a farinha, deite-a em monte sobre a mesa e faça uma cova no meio. Junte a manteiga, o açúcar, o ovo e o sal. Misture os ingredientes com a ajuda de uma espátula de metal e quando estes formarem um granulado grosso está pronto para ser amassado com as mãos. Amasse rapidamente até obter uma massa lisa, forme uma bola e envolva com folha de aluminio ou película aderente e deixe repousar no frigorífico durante 1 hora. Depois disto estenda a massa com o rolo e forre a forma da tarte. Pique a massa com um garfo e reserve.
Prepare as maçãs aos quartos, fazendo vários cortes na parte de fora, sem nunca levar o corte até ao fim. Coloque os pedaços de maçã na tarteira. De seguida prepare a cobertura royale, misturando todos os ingredientes, e regue as maçãs com este preparado. Leve a tarte ao forno previamente aquecido a 190º C durante +/- 30 minutos. Após estar cozida deixe a tarte arrefecer, e quando estiver morna polvilhe com açúcar em pó.

Tarte de Natas


Ingredientes:

(para a massa)
240 gr de farinha
100 gr de açúcar
1 ovo
50 gr de margarina

Misturam-se os ingredientes até obter uma massa. Coloca-se a massa na forma e molda-se com os dedos até ficar bem fina. Pica-se com um garfo e reserva-se.

(para o creme)
250 gr de açúcar
2 ovos inteiros
5 gemas
3 pacotes de natas

Misturam-se todos os ingredientes com uma vara de arames e verte-se o preparado na massa. Vai ao forno (pré-aquecido a 200ºC) durante 40 a 45 minutos.

Lombinho de Porco com Molho de Mostarda


Ingredientes (para 2 pessoas):
1 lombinho de porco
100 gr. de margarina
1/4 de cebola
1/2 colher de sopa de farinha
1 dl de vinho branco seco
Estragão (fresco= 1 colher de sopa; seco= 1 colher de chá)
1 colher de sopa de mostarda
1 dl de natas
sal e pimenta q.b.

Comece por alourar o lombinho em lume forte na margarina. Depois de tomar cor, tempere com sal e pimenta, reduza a lume brando e deixe cozinhar mais 10 minutos.
Passado esse tempo retire o lombinho, reserve-o e mantenha-o quente. À margarina onde alourou a carne junte a cebola picada finamente e a farinha, sem deixar de mexer. Deixe cozer por +/- 3 minutos. Sem nunca parar de mexer adicione de seguida e aos poucos o vinho e deixe cozer até o molho estar bem ligado.
Junte o estragão e a mostarda previamente misturada com as natas. Introduza a carne novamente no tacho, tape e deixe cozer tudo em lume brando durante mais 10 minutos. Fatie o lombinho e sirva regado com o molho.

Delicia de Café


Ingredientes:
1 torta DanCake de café ou chocolate
1 lata de leite condensado
1 lata de leite
3 gemas
1 pudim de chocolate instantâneo
4 dl de café forte
2 pacotes de natas
3 folhas de gelatina
1 café (bica)
3 colheres de chá de café solúvel
açucar q.b.

Comece por forrar o fundo de um pirex com fatias muito finas de torta. De seguida misture muito bem num tacho o leite condensado, uma medida igual de leite (utilize a lata do leite condensado) e as gemas com a ajuda de uma vara de arames. Leve ao lume até engrossar, nunca deixando de mexer. Ainda em quente, verta este preparado por cima da torta. Deixe arrefecer.
Num tacho, misture o pudim de chocolate com 3 colheres de sopa de açúcar e os 4 dl de café e leve ao lume, deixando ferver por 3 minutos, sem parar de mexer. Deixe arrefecer um pouco e espalhe com cuidado por cima do preparado anterior. Deixe arrefecer por completo.
Por fim ponha as folhas de gelatina dentro de um recipiente com água fria de forma a ficarem moles. Entretanto bata as natas, adicionando-lhe 6 colheres de sopa de açúcar quando estas começarem a ficar firmes. Depois das natas bem batidas, tire uma bica, adicione a essa bica 3 colheres de chá de café solúvel e as folhas de gelatina previamente escorridas, que vão derreter e dar uma consistência gelatinosa ao café. Aos poucos vá adicionando este preparado às natas, continuando a bater com a batedeira. Espalhe as natas por cima da camada de pudim e leve ao frigorífico até estar fresco. Enfeite com raspas de chocolate e sirva fresco.

Patê de Camarão com Maçã


Ingredientes:
8 camarões cozidos
3 colheres de sopa de maionese
3 colheres de sopa de molho cocktail
Pickles
1/4 maçã verde

Picar os camarões, os pickles e a maçã bem picadinhos e acrescentar 3 colheres de sopa de maionese e 3 de molho cocktail. Acompanhar com tostinhas, claro!!

Quiche de Frango com Brócolos e Alho Francês



Ingredientes:
1 base de massa folhada ou quebrada
+/- 2 peitos de frango
1 cebola pequena
1 ramo de salsa
1 dente de alho
pimenta q.b.
azeite
sal
1 alho francês
brócolos
4/5 ovos
2 dl de leite
2 dl de natas
150 gr. de queijo parmesão ralado
1 queijo fresco (opcional)

Cozem-se os peitos de frango como se fosse para canja, com a cebola, o dente de alho, o ramo de salsa, a pimenta, o fio de azeite e o sal. Depois de cozida, desfia-se a carne e reserva-se. (Se tiver restos de frango assado também pode utilizar nesta receita em vez da carne cozida)
Entretanto corte o alho francês às rodelas e desfaça os brócolos em raminhos pequenos e dê-lhes uma fervura em água e sal. Escorra bem num passador e reserve.
Batem-se os ovos com o leite e as natas, acrescenta-se o queijo ralado e tempera-se com um pouco de sal e pimenta.
Numa tarteira, coloca-se a massa e pica-se com um garfo. Dispõem-se os brócolos e o alho francês no fundo da massa, seguido do frango desfiado e do queijo fresco cortados aos cubinhos e rega-se com o preparado de ovos. Vai ao forno mais ou menos 35 minutos.

Arroz de Pato



Ingredientes (para 4 pessoas):
1 pato limpo de peles
1 cebola
3 cravinhos
pimenta preta e branca em grão q.b.
1 ramo de salsa
1/2 linguiça
azeite
sal
arroz q.b.
2 ovos

Coloca-se o pato na panela de pressão, juntamente com a cebola inteira, os cravinhos, a salsa, as pimentas em grão e a linguiça. Cobre-se de água, tempera-se com um fio de azeite e sal e vai a cozer 30 minutos. Depois de cozido, desfia-se o pato, corta-se a linguiça às rodelas e reserva-se. Coloca-se 1 litro do caldo que resultou da cozedura do pato num tacho, e mede-se metade desse volume em arroz. Quando o caldo estiver a ferver, rectifica-se o sal, junta-se o arroz e deixa-se cozer até secar completamente. Unta-se um pirex com margarina, faz-se uma camada com metade do arroz, seguida de outra camada com o pato desfiado e por fim uma última camada com o resto do arroz. Batem-se os ovos e espalham-se por cima. Por fim colocam-se as rodelas de linguiça por cima e vai ao forno +/- 20 minutos.

Bacalhau com Natas


Ingredientes (para 4 pessoas):
3 a 4 postas de bacalhau
4 batatas médias
2 cebolas médias
3 dentes de alho
1 folha de louro
1 cenoura
azeite q.b.
1 pacote de natas
1 colher de sopa de mostarda (opcional)
Sal, pimenta e noz moscada
Molho inglês q.b.
+/- 6 dl de molho bechamel
Queijo ralado q.b.

Dá-se uma fervura ao bacalhau. De seguida limpa-se o bacalhau de peles e espinhas, lasca-se e reserva-se.
Entretanto cortam-se as batatas aos cubinhos, fritam-se e reservam-se.
Num tacho, faz-se um refogado com as cebolas às rodelas, os alhos picados, a cenoura ralada, a folha de louro e o azeite. Quando a cebola começar a ficar lourinha junta-se o bacalhau e deixa-se refogar mais um pouco. Acrescenta-se então as natas (e a mostarda) e tempera-se com sal, noz moscada, pimenta e umas gotinhas de molho inglês e deixa-se engrossar um bocadinho (sem deixar ferver muito).
De seguida faz-se o molho béchamel com 1/2 l de leite, 2 colheres de sopa de margarina e 2 colheres de sopa de farinha, e tempera-se com sal, noz moscada, pimenta e umas gotinhas de sumo de limão.
Num pirex tapa-se o fundo com as batatas aos cubos, seguido do preparado do bacalhau. Rega-se tudo com o molho béchamel e polvilha-se com queijo ralado a gosto. Vai ao forno a gratinar +/- 20 minutos.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Camarão Tigre Grelhado


Ingredientes:
8 camarões tigre
2 ou 3 limões
6 dentes de alho
Sal e pimenta

Para o molho:
2 colheres de sopa de maionese
2 colheres de sopa de molho cocktail
1 colher de sopa de whisky
1 colher de sobremesa de mostarda
1 colher de sobremesa de molho inglês

Abrem-se os camarões ao meio no sentido do comprimento (sem separar completamente as duas partes) e retiram-se as tripas. Temperam-se com alho laminado, bastante sumo de limão, um pouco de pimenta e sal. Deixam-se nos temperos por umas horas. Na altura de se grelharem, faz-se um molho com maionese e molho de cocktail em partes iguais, mostarda, molho inglês e whisky. Este molho serve para pincelar os camarões enquanto estão a grelhar.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Cataplana de Mariscos

Ingredientes (para 4 pessoas):
1 lagosta com 600/800 gr. (fresca ou congelada)
12 camarões descascados com cabeça
1 lombinho de tamboril
500 gr de ameijoas
3 cebolas
3 dentes de alho
2 tomates maduros
6/8 tiras de bacon (ou presunto)
1/4 pimento verde
1/4 pimento vermelho
azeite e margarina
calda de pimentão
vinho branco e gin
sal e pimenta
coentros

Com antecedência descongela-se o tamboril, parte-se aos cubos, tempera-se com sal e reserva-se.
Unta-se a base da cataplana com margarina e deita-se no fundo um pouco de azeite. Cortam-se as cebolas em rodelas fininhas, picam-se os alhos, os tomates, acrescentam-se o pimento às tirinhas e o bacon, a calda de pimentão e tempera-se com sal e pimenta. Rega-se com o vinho branco e um pouco de gin, acrescenta-se mais um pouco de azeite, tapa-se a cataplana e vai ao lume a refogar em lume brando +/- 15 minutos. Abrir a cataplana de vez em quando para mexer e, se necessário, acrescentar mais um pouco de vinho.
Entretanto coze-se a lagosta em água e sal. Não deixe a lagosta cozer o mesmo tempo que é normal, pois ainda vai a apurar dentro da cataplana. Retira-se da água, parte-se aos bocados e reserva-se.
Quando o refogado estiver apurado, acrescenta-se o peixe, os camarões e a lagosta, envolve-se tudo muito bem, tapa-se a cataplana e vai ao lume (brando) mais 10 minutos. Por fim acrescentam-se as ameijoas os coentros picados e torna-se a envolver tudo. Rectifica-se o sal, salpica-se com gin e vai novamente ao lume o tempo suficiente para abrir as ameijoas.

Acompanhar com pão frito e arroz branco.

Massa no Forno com 4 Queijos

Ingredientes (para 2 pessoas):
300 gr. de massa curta (laços, roscas, macarrão, búzios...)
100 gr. de queijo Emmental
100 gr. de queijo Gruyere
100 gr. de queijo flamengo
1 porção de queijo philadelfia saladas
1/2 l de leite
2 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha
sal, pimenta, noz moscada
sumo de limão

Coze-se a massa al dente em água e sal. Enquanto isso partem-se os queijos aos cubinhos e reservam-se.
Faz-se o molho bechamel com a margarina, a farinha e o leite, tempera-se com sal, pimenta, noz moscada e umas gotinhas de sumo de limão. Por fim junta-se a massa bem escorrida com os queijos num pirex e envolve-se tudo muito bem no molho bechamel. vai ao forno até ficar louro (+/- 15 minutos).

Soufflé de Salmão

Ingredientes:
200 gr. de salmão fumado
3 colheres de sopa de margarina
2 colheres de sopa de farinha
1/2 l de leite
sumo de limão
noz moscada, pimenta
5 ovos
queijo ralado q.b. (opcional)
salsa
coentros (opcional)

Desfiar o salmão e reservar. Separar as gemas das claras, bater as claras em castelo com uma pitada de sal fino e reservar. Fazer o molho bechamel com a margarina, a farinha e o leite. Temperar o molho com sal, noz moscada, pimenta e uma gotinhas de sumo de limão, acrescentar as gemas previamente mexidas e misturar bem o salmão desfiado e o queijo ralado. Picar um molhinho de salsa e coentros para dentro do preparado e envolver nas claras em castelo. Deitar o preparado num pirex redondo e alto, previamente untado e enfarinhado. Polvilhar com queijo ralado e levar ao forno +/- 20 minutos até estar lourinho.
Servir com uma boa salada de alface.

Arroz de Tamboril


Ingredientes para 4 pessoas:
1 lombo de tamboril (congelado) ou 1 Kg de tamboril (fresco)
16 camarões médios
2 cebolas médias
2 dentes de alho
2 tomates
calda de pimentão
1 folha de louro
1 cálice de vinho branco
pimenta, sal
salsa e coentros
azeite, margarina
1/2 caldo Knorr de marisco
+/- 2 chávenas de chá de arroz

Cozer o tamboril com água e sal. Depois de cozido, limpar de espinhas e peles e reservar. Reservar também a água da cozedura.
Fazer um refogado com a cebola, os alhos, a folha de louro, o azeite e a margarina. Quando a cebola estiver transparente acrescentar o tomate (sem pele nem sementes) partido aos bocados, duas colheres de sobremesa de calda de pimentão, a salsa picada, o vinho branco e uma pitada de pimenta, tapar e deixar apurar mexendo de vez em quando. Quando o refogado estiver apurado, retirar a folha de louro e passar tudo com a varinha mágica.
Juntar ao preparado anterior a água da cozedura do tamboril na quantidade que ache suficiente para cozer a quantidade de arroz pretendida, de forma a que fique com algum caldo. Se sobrar alguma água não a deite fora pois pode vir a ser necessário acrescentar caldo ao arroz. Levar ao lume, adicionar a metade do caldo Knorr de marisco e, quando estiver a ferver acrescentar o arroz. Rectificar o sal e deixar cozinhar. A meio da cozedura do arroz, acrescentar o peixe e os camarões previamente descascados e, se necessário, mais um pouco do caldo do peixe. Por fim apague o lume, ainda com o arroz meio encruado, e acrescente um bom molho de coentros picados. Tape o tacho e deixe apurar mais 2 ou 3 minutos antes de começar a servir.

Medalhões de Vitela com 4 Pimentas


Ingredientes (para 2 pessoas):
2 medalhões do lombo de vitela (+/- com 3 cm de espessura)
1 cálice de brandy
1/2 caldo Knorr
1 pacote de natas
2 colheres de sobremesa de mostarda
pimenta em grão (preta, branca, verde e rosa)
margarina
pimenta, sal

Fritar os medalhões na margarina. Depois de fritos, retirar, temperar com sal e pimenta e reservar no forno (para se manterem quentes).
Aquecer a margarina onde foram fritos os medalhões, juntar o cálice de brandy e flamejar. Quando a chama se apagar, juntar o caldo de carne (feito entretanto no microondas com o 1/2 knorr e 8 colheres de sopa de água), a mostarda, as natas e as pimentas em grão. Apurar o molho em lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando o molho espessar, rectificar o sal e apagar o lume.
Dispor os medalhões nos pratos de servir e regar com o molho. Acompanhar com batatas fritas e esparregado.

Migas de Espargos


Ingredientes (para 2 pessoas) :
+/- 300 gr. de pão alentejano (de véspera)
1 frasco pequeno de espargos verdes
5 dentes de alho
Gordura de fritar a carne (a bela da manteiga de côr)
1 folha de louro
Água e sal

Cortar o pão em fatias muito fininhas (quanto mais finas, melhor). Num fervedor colocar +/- 2,5 dl de água, uma pitada de sal, a folha de louro e dois dentes de alho esmagados e deixar ferver para que a água ganhe bem o gosto. Reservar.
Numa frigideira anti-aderente, colocar um pouco da gordura de fritar a carne com três dentes de alho esmagados e deixar fritar. De seguida retirar os alhos e acrescentar o pão finamente fatiado, regando aos poucos com a água que ferveu com o louro e os alhos. Com a ajuda de uma colher de pau, esmagar o pão de forma a formar uma espécie de papa (sem que fique aguado), à qual se acrescentam os espargos cortados aos bocados. Depois de tudo bem misturado, calcar bem as migas para que fiquem bem unidas. Quando a parte de baixo das migas estivar douradinha, virar com a ajuda de um prato e deixar dourar do outro lado.

Servir as migas a acompanhar a carne de porco frita, com pickles!

Carne de Porco Frita


Ingredientes:
500 gr. de lombo de porco
500 gr. de entrecosto de porco
5 dentes de alho
1 colher de sopa de calda de pimentão
Vinagre q.b.
Vinho branco q.b.
Sal e pimenta
Margarina e banha

Temperar a carne com os alhos laminados, o sal e a pimenta, a calda de pimentão e regar com o vinho branco e um pouco de vinagre. Deixar a carne repousar nos temperos pelo menos duas horas. Fritar a carne com bastante banha e margarina, acrescentando a marinada assim que a carne se apresentar corada. Deixar fritar em lume médio.

Polvo no Forno

Ingredientes:
1 polvo médio
4 cebolas
6 dentes de alho
Vinho branco
Folha de louro
1/2 caldo Knorr
Piri piri
Azeite
Margarina
Calda de pimentão
Sal e pimenta q.b.

Cozer o polvo (com uma cebola, três dentes de alho e vinho branco na panela de pressão) e as batatas (mal cozidas, só com água e sal). Reservar.
Fazer um refogado com a restantes cebolas às rodelas, os dentes de alho picados, a folha de louro, azeite, margarina, vinho branco, uma pitada de calda de pimentão, pimenta, 1/2 caldo knorr e o piri piri. Dispor metade do refogado num tabuleiro, colocar o polvo e as batatas por cima e regar com o restante refogado. Levar ao forno até ficar lourinho, regando de vez em quando com o próprio molho.

Sericá à Antiga - Convento de São João de Elvas


Ingredientes:
500 gr. de açucar
250 gr. de água
1/2 litro de leite
9 ovos
100 gr. de farinha
limão
canela para polvilhar

Leva-se o açúcar com a água ao lume até atingir o ponto de fio. À parte, desfaz-se a farinha no leite, sem fazer grumos, e põe-se ao lume a cozer, mexendo sempre, com uma casca de limão cortada fininha. Assim que este preparado engrossar, e já fora do lume, mistura-se o açúcar em ponto (ainda quente), juntam-se as gemas previamente batidas e, por fim, as claras batidas em castelo bem firme, envolvendo bem. Deita-se num prato de estanho, loiça ou barro que possa ir ao forno e polvilha-se com bastante canela. Vai a cozer em forno médio.

Acompanhar com doce de ameixas ou doce de figos.

Farfalle com Salmão Fumado


Ingredientes (para 2 pessoas):

300 gr. de farfalle (ou outra massa a gosto)
200 gr. de salmão fumado
1 pacote de natas
1/3 embalagem de queijo Philadelfia com ervas finas
1 dl de leite
limão
pimenta preta
salsa e coentros

Cozer a massa com sal. Escorrer e reservar.
Numa frigideira anti-aderente, juntar as natas com o queijo e aquecer até espessar. Baixar o lume para o mínimo, juntar o leite aos poucos, de forma a não ficar demasiado espesso. Temperar com a pimenta e uma gotinhas de sumo de limão. Acrescentar o salmão previamente desfiado e a massa e envolver bem. Acrescentar a salsa e os coentros picados e servir. Acompanhar de uma boa salada.

Camarão Frito com Alho

Ingredientes:
1/2 kg. de camarão
3 dl. de azeite
8 dentes de alho
1 malagueta
sal e pimenta branca q.b.

Com alguma antecedência, retirar o camarão e deixar descongelar um pouco. Descascar os camarões sem retirar as cabeças. Reservar.
Numa frigideira anti-aderente, colocar o azeite a aquecer. Lavar e cortar a malagueta ao meio (retirando a maior parte das sementes), laminar os alhos e juntar ao azeite. Deixar fritar um pouco para o azeite ganhar o gosto dos alhos e o picante da malagueta. Depois, acrescentar uma parte dos camarões, temperar com sal fino e pimenta e deixar fritar +/- 5 minutos, virando a meio do tempo. Retirar os camarões para um prato, deixando no azeite os alhos e a malagueta, e reservar. Repetir esta operação até acabarem os camarões. No fim, voltar a introduzir todos os camarões na frigideira, para aquecerem. Servir na frigideira para que se mantenham quentes.

Bifes de Frango com Molho de Mostarda


Ingredientes (para 2 pessoas):
2 ou 3 peitos de frango
margarina
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de mostarda (savora com grãos de mostarda)
sal
pimenta

Cortar os peitos de frango às tirinhas e alourar em margarina, temperado de sal e pimenta (e sumo de limão, opcional). À parte, misturar numa tacinha as natas com a mostarda. Quando os bifes estiverem lourinhos, acrescentar as natas com a mostarda, rectificar o sal e deixar engrossar o molho. Acompanhar com batatas fritas e esparregado.

Feijão Preto


Ingredientes:
Feijão preto cozido
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
Linguiça
Bacon
1/2 Knorr de galinha
Azeite
Sal, pimenta, noz moscada q.b.

Cortar o bacon às tirinhas e linguiça às rodelas e deixar fritar um pouco em azeite. Quando o bacon e a linguiça se apresentarem lourinhos, acrescentar a cebola e dois dentes de alho picados e uma folha de louro e deixar cozinhar um pouco. Entretanto aquecer no microondas um pouco de água com 1/2 caldo Knorr. Por fim acrescentar o feijão cozido (pode ser de lata) ao refogado e juntar o caldo anteriormente preparado até quase cobrir o feijão e temperar com sal, um pouco de pimenta e um pouco de noz moscada. Deixar apurar em lume brando até que fique com um caldo grosso.

Ervilhas com Coentros

Ingredientes:
1/2 pacote de ervilhas congeladas (quando for possível fazer com frescas, melhor!)
1 cebola média
3 dentes de alho
azeite
sal
açucar
1/2 caldo Knorr de galinha
1 molhinho de coentros

Picam-se a cebola e os dentes de alho e refogam-se no azeite. Entretanto lavam-se as ervilhas. Faz-se um caldo de carne, com uma caneca cheia de água e o 1/2 caldo Knorr (aquecer no microondas). Quando o refogado estiver lourinho, juntam-se as ervilhas e o caldo ainda quente (de forma a que apenas cubra as ervilhas) . Tempera-se com sal e uma pitada de açucar. Tapa-se e deixa-se cozinhar. Quase no fim acrescentam-se os coentos picados.
Servir simples ou envolvido com um pouco de maionese...

Bifes com Camarão e Natas


Ingredientes (para 2 pessoas):
3/4 bifes médios (frango, perú ou porco)
12 camarões (não muito pequenos)
margarina
1 pacote de natas
sal, pimenta, noz moscada
molho inglês (opcional)

Fritam-se os bifes na margarina, devidamente temperados com sal e pimenta. Depois de fritos, retiram-se, cortam-se aos pedacinhos e reservam-se. Na mesma gordura fritam-se os camarões préviamente descascados e sem cabeça. Depois de fritos, cortam-se aos pedacinhos. Junta-se a carne e o camarão na frigideira com a mesma gordura onde foram fritos (se for muita, deite fora um pouco) e junta-se o pacote de natas e uma colher de chá de molho inglês. Leva-se a lume brando até engrossar o molho. No fim rectificar o sal e acrescentar a noz moscada.

Fondue de Queijo Suiço


Ingredientes:
150 gr. de queijo Gruyere (suiço)
150 gr. de queijo Emmental (suiço)
2 dl. de vinho branco seco
1 cálice de conhaque (ou wisky velho)
1 colher de chá de maisena
2 dentes de alho
pimenta e noz moscada q.b.

Descascar e cortar os alhos ao meio e esfregar o interior da panela de fondue. De seguida cortar os queijos em pedacinhos, colocar dentro da panela e regar com o vinho. Levar ao lume (brando) até os queijos estarem derretidos. Nessa altura, disolver a maisena no cálice de conhaque e juntar ao preparado, mexendo sempre até este ficar com uma consistência cremosa. No final acrescentar pimenta e noz moscada a gosto.Servir o fondue com quadradinhos de pão e broa, acompanhado de uma boa salada.

(A receita original leva Kirch em vez de conhaque)

Bolo de Côco e Gila




Ingredientes:
8 ovos
1 frasco de gila (+/- 350 gr.)
400 gr. de açúcar
200 gr. de côco

Para a calda de chocolate:
leite q.b.
manteiga q.b.
bastante chocolate em pó
açúcar q.b.
natas

Batem-se os ovos com o açúcar até obter um creme fofo. De seguida envolve-se a gila e o côco. Unta-se um tabuleiro com um pouco de manteiga, forra-se com papel vegetal e torna-se a untar a forma. Deita-se o preparado na forma e vai ao forno (médio) +/- 40 minutos. Este doce não cresce quase nada e fica húmido por dentro. Se cozer demais não fica bom! Depois desenforma-se ainda morno e faz-se uma calda de chocolate ao gosto de cada um (eu faço com chocolate de misturar no leite mas há quem goste mais do chocolate de cozinha que é amargo). Cobre-se o doce com o chocolate e vai ao frio pelo menos duas horas.